Pages

May 22, 2012

Incubação



Temperatura:
Um factor muito importante para uma boa incubação a é temperatura, esta deve ser correta e constante sem grandes oscilações, a temperatura indicada para ovos de galinha, perus, patos, faisões, pavões, é de 37,7 Celsius, para incubadoras de ar forçado (aquelas que dispõem de ventoinha no seu interior).
Para incubadoras sem ventilação forçada a temperatura deve ser mais elevada, entre os  38ºC a 38,5ºC.

Humidade:
O mais importante para obter bons resultados, é uma humidade correta, por vezes difícil de obter. Para ovos de galinha a humidade correta deve situar-se nos 55% a 60% nos primeiros 15 dias de incubação nos últimos 7 dias a humidade deve ir subindo até chegar aos 70% a 75% na altura da eclosão. Para patos e faisões aplica-se o mesmo sistema nos primeiros 15 dias e nos restantes até á eclosão deverá ser 70% a humidade. Nos ovos de pato e ganso é necessário que após 15 dias de incubação seja feito o arrefecimento dos ovos diariamente, retirando-os da incubadora por curto espaço de tempo até eles arrefecerem ligeiramente, voltando a coloca-los de novo na incubadora, nos três últimos dias essa operação não se efectua.

Viragem dos ovos:
Esta operação é necessária pois visa essencialmente, evitar que se formem aderências do embrião à casca e favorecer a circulação sanguínea. Se a incubadora for automática esse movimento é feito por ela. Caso não seja os ovos devem ser virados pelo mínimo 2 vezes por dia.

Miragem dos ovos:
Durante o decorrer da incubação convém fazer a miragem dos ovos com um ovoscópio (ou uma lâmpada com a luz a inserir sobre o ovo), não só para retirar os ovos inférteis como aqueles em que o embrião tenha morrido, geralmente fazem-se duas miragens ao 7ºdia e ao 14 ºdia, na primeira retiram-se os inférteis, na segunda os que estiverem mortos, esta segunda miragem serve também  para observar  as câmaras de ar  e o estado de desenvolvimento.

Após nascimento:
Após o nascimento dos pintos deixa-los dentro da nascedoura ou incubadora durante 48 horas, pois durante esse tempo eles alimentam-se do saco vitelino.
Deve-se retirar após as referidas horas e devem de ser colocados num local seco e limpo, deverá haver uma lâmpada de infravermelhos ou aquecedor a gás ou elétrico, pois necessitam de calor, a temperatura não deve passar dos 36º C, após a 1º semana e ir baixando semanalmente de maneira a que á 6º semana esteja nos 20ºC no inverno, no verão geralmente após a 3º semana não será necessário este aquecimento.
É de salientar que durante as primeiras semanas de vida os cuidados com a alimentação e higiene são muito importantes, caso contrário terão repercussões graves nos indivíduos em fase adulta. É de igual modo importante tomar atenção ao excesso de medicação dada, pois uma vez em fase adulta estes poderam criar resistências aos antibióticos e assim dificultar o tratamento de pequenas doenças.

No comments:

Post a Comment