Pages

May 23, 2012

Veados de tamanho micro ... Veados Muntjac


Nome científico (Muntiacus muntjak)


Alimentação:
São animais herbíveros, alimentam-se sobretudo de ervas rasteiras, rebentos, frutas e por vezes de ovos. Em cativeiro apreciam ração de ovelhas de preferência ração de lactação, cenouras, verduras (espinafres, alfaces, repolhos, agrião)  e frutas (no inverno adoram bananas e maças, no verão têm maior preferência por peras e morangos). 


Morfologia:
Uma das características distintivas desta raça de veados é a existência de duas saliências ósseas, formando a base das pequenas hastes que podem medir ate 20cm e que se prolongam para a face, dando origem a cristas escuras e proeminentes.
As fêmeas possuem apenas pequenas saliências com tufos de pêlo. O tem de pelo é castanho mel na zona dorsal e branco na zona ventral, com os membros e face de tom preto. O macho possui um corpo um pouco mais alongado que a fêmea.

Comportamento:
Apesar de se encontrarem em pequenos grupos na vida natural, os adultos são animais solitários. Em cativeiro não toleram a presença de mais machos no seu território, quando pressentem perigo emitem sons semelhantes ao ladrar de um cão, barrulhos esses que por vezes prolongam-se por mais de uma hora. São animais que se assustam com imensa facilidade, basta um movimento um pouco mais brusco para se colocarem em alerta.
Os seus comportamentos alteram-se por completo durante o período fértil das fêmeas (cio), utilizam as hastes e os caninos como armas para afugentarem outros machos, durante essas lutas ocorrem diversas lesões onde levam á morte do rival.


Reprodução:
Esta espécie torna-se sexualmente activa entre os 6 e os 12 meses de idade (sendo o mais comum aos 12meses). O período de gestação é de 6meses e por
norma as fêmeas dão á luz uma cria, salvo raras excepções (quando ocorrem gestações duplas uma das crias é demasiado pequena e por isso não é viável). Um comportamento curioso é o facto de quando ocorre um parto todos os elementos da colónia juntam-se em torno da fêmea, limpam e tentam disfarçar os odores do parto.
Na enorme família este é o que tem uma maior esperança de vida de cerca de 20anos (facto comprovado por alguns exemplares que se encontram em cativeiro).   

No comments:

Post a Comment