Pages

May 23, 2012

Momentos que marcam o dia-a-dia na quinta ... Cabras anãs

Cabras anãs (capra aegagrus hircus)

São originários da Africa Central e terá começado a ser domesticada no sudoeste asiático há cerca de 8 a 9 mil anos. Em diversas partes do mundo continuam a existir colonias em estado selvagem. Sobrevivem em condições climáticas extremas, sejam montanhas cobertas de neve, sejam em desertos áridos e possuem uma taxa elevadíssima de sobrevivência de crias.

Em alguns lugares desabitados, principalmente em ilhas onde foram deixadas pela mão do homem, as cabras nesses locais são pragas incontroláveis. 


Hábitos:
Espécie sedentária, diurna, que vive em grupos matriarcais de vários indivíduos. Ao contrário do que acontece nas vacas e ovelhas, o espectro alimentar está bem adaptado a uma dieta á base de pastagens pobres.
Estes pequenos e elétricos animais foram dos primeiros a serem domesticados, são extremamente brincalhões e curiosos, aproximam-se e afeiçoam-se ás pessoas com muita facilidade. 



Alimentação:
É uma espécie herbívora ruminante que tem maior preferência por vegetação rasteira do que arbustiva.


Reprodução:
O período de gestação é de 5meses, no qual podem nascer 2 a 3 crias (quando ocorre um parto de 3 crias uma dessas terá de ser criada com leite de substituição pois as cabras só possuem dois mamilos e sem a intervenção humana existem poucas probabilidades de todas sobreviverem). As crias estão totalmente dependentes da progenitora ate aos 3 meses de idade, a partir desse período irão começar a comer as primeiras ervas e estará completamente independente aos 6 meses.
As fêmeas podem entrar em maturação sexual aos 8/9 meses de idade e os machos mais tardiamente, só a partir dos 12 meses, estes apresentam uma estrutura maior e mais dominante. Ambos os sexos podem apresentar cornos, existem mais animais desta raça com cornos do que sem eles.




No comments:

Post a Comment